schema:text
| - “Os agricultores também compraram um tanque de guerra para bloquear os centros de distribuição. O objetivo é mostrar o que acontecerá se o fornecimento de alimentos for impactado pelas políticas ambientalistas”, escreve o autor de uma publicação no Facebook, de 6 de julho.
Um outro post, que partilha um vídeo onde é possível ver o tanque em movimento, avisa: “As coisas continuam a escalar na Holanda. Depois da polícia ter disparado contra agricultores, estes decidiram trazer um tanque para os protestos.” O mesmo vídeo tem sido divulgado no Twitter.
Os agricultores dos Países Baixos têm organizado múltiplos protestos depois de uma proposta ambiental ter sido aprovada pelo Governo. No dia 28 de junho, o Executivo anunciou a intenção de reduzir as emissões de poluentes, como óxido de nitrogénio e amoníaco, em 50% até 2030, e foi dado o prazo de um ano aos agricultores e produtores para se adaptarem às novas condições e, assim, a meta ser atingida. As reformas incluem reduzir a criação de gado e usar menos fertilizantes o que, por sua vez, poderá levar ao encerramento de algumas explorações agrícolas.
Os manifestantes alegam que estão a ser “perseguidos” pelas autoridades, e que estão “sem perspectiva de futuro”. Os protestos, marcados pelo bloqueio de estradas, supermercados e centros de distribuição, têm escalado e, na noite de terça-feira, a polícia disparou tiros contra agricultores em tratores. Alguns portos também foram bloqueados por pescadores que estão solidários com os manifestantes.
Mas é verdade que os agricultores reforçaram os protestos com a aquisição de um tanque?
Não. Através de uma pesquisa reversa de imagem, o Polígrafo verificou que o tanque que surge no vídeo que tem circulado nas redes sociais é, na verdade, um tanque Sherman de 1943 e é um dos veículos “sobreviventes” da Segunda Guerra Mundial, como pode ser visto nesta lista (página 18).
Na legenda, o proprietário do tanque está identificado como “Classic MV’s”, que tem uma página no Facebook e onde surgem fotografias do mesmo veículo. A 7 de maio, a página também partilhou um vídeo onde menciona que estavam a ser feitos preparativos para participar no “Tankfest 2022”. Uma informação que também surge na página do “Tank Museum“.
[facebook url=”https://www.facebook.com/tankmuseum/photos/a.352150330841/10160065349120842/?type=3″/]
Entretanto, a “Classic MV’s” publicou na quinta-feira, dia 8 de junho, um esclarecimento na sua página onde sublinha que, apesar de apoiar os agricultores, não está envolvida nos protestos.
________________________________
Avaliação do Polígrafo:
|