schema:text
| - Na sequência da primeira volta das eleições brasileiras surgiu uma foto do agora presidente eleito, Jair Bolsonaro, onde troça da campanha #EleNão, desencadeada contra si pelos movimentos feministas, desagradados com as suas posições alegadamente misóginas. Na imagem, ainda hoje partilhada milhares de vezes através das redes sociais, é possível ver Bolsonaro a usar uma camisola onde está estampada a frase “#EuNão”.
O movimento #EleNão teve repercussão internacional, com dezenas de artistas de todo o mundo a juntar-se à causa. A própria Madonna o fez através de um post na sua conta no Instagram, colocado um dia depois de um grupo de deputadas portuguesas — das bancadas do Bloco de Esquerda, PS e Partido Ecológico Os Verdes — também o terem feito, erguendo cartazes com com a hashtag #EleNão.
Esta imagem, apesar de verdadeira, está descontextualizada com objetivos claros de desinformação. A imagem original é de 2015 e ilustra um evento contra a então presidente Dilma Roussef
Contudo esta imagem, apesar de verdadeira, está descontextualizada com objetivos claros de desinformação, uma vez que data de 2015 e ilustra uma manifestação contra a então presidente Dilma Roussef, que, como se sabe, viria a ser afastada das suas funções em 2016 na sequência de um processo de impeachment.
Avaliação do Polígrafo:
|