schema:text
| - “Alegadamente, um caça a jato russo interceptou hoje um P-8 Poseidon da Marinha dos EUA sobre o Mar Negro e ordenou que ele deixasse a área.”
O conteúdo escrito deste tweet, publicado a 10 de abril, potencia a preocupação do possível conflito militar entre americanos e russos, especialmente depois do incidente, justamente sobre o Mar Negro, em que um drone-espião norte-americano foi derrubado por uma caça russo, ocorrido em março passado. A acompanhar a frase, e parecendo corresponder à sua descrição, foi também publicado um vídeo de 33 segundos.
Porém, uma plataforma de geolocalização dedicada à guerra que decorre em território ucraniano (a GeoConfirmed) detetou que as imagens em questão têm outra data (de primeira publicação), ainda anterior à invasão russa da Ucrânia (fevereiro de 2022), desmascarando assim o tweet que se tornara viral. Assim, a versão original do vídeo foi colocada no YouTube a 7 de julho de 2021, no canal do Ministério da Defesa da Rússia, portanto, há 21 meses.
A data foi o único elemento falseado no vídeo publicado?
Não. Além do diferimento de quase dois anos quanto ao verdadeiro tempo das imagens (determinante, atendendo ao conteúdo do tweet), o vídeo foi igualmente manipulado (truncagem e montagem).
Com efeito, na comparação com a versão original, percebe-se que foram aproveitados dois trechos da versão verdadeira (de julho de 2021) – dos 8 aos 11 segundos e dos 15 aos 19 segundos – e utilizados esses pequenos períodos (com uso repetido, através de montagem) para ocupar os 33 segundos da versão publicada no passado dia 10.
Logo a partir dos 3 segundos do vídeo tweetado este mês é visto o reflexo de um capacete no vidro do avião, que acaba por denunciar a fonte destas imagens (correspondentes ao período que vai dos 8 aos 11 segundos da versão original, de julho de 2021). Neste mesmo trecho, percebe-se também que no vídeo da conta de Twitter foi removido o cenário de fundo existente na versão autêntica, tendo havido, portanto, recurso a truncagem.
É, com efeito, falso que um caça russo tenha intercetado avião americano já este mês, no Mar Negro. As imagens correspondem a outro tempo (julho de 2021) e foram manipuladas.
________________________
Avaliação do Polígrafo:
|