schema:text
| - Nas redes sociais, circula uma alegação que apanhou muitos de surpresa. Garante-se que a nova banda desenhada da DC Comics mostra a personagem Joker grávido. A informação é verdadeira?
“Please, tirem-me deste filme. Joker fica grávido na nova história de quadrinhos da DC Comics, e nunca se vai adivinhar quem é o pai”, alega-se num post no Facebook, datado de 6 de janeiro. Muitas das partilhas são feitas em tom de critica, incentivando ao boicote da banda desenhada publicada pela DC Comics.
Segundo o jornal brasileiro “Estadão“, é verdade que a edição de banda desenhada “The Joker: The Man Who Stopped Laughing”, lançada este mês, mostra a personagem grávida. No entanto, não está em causa a transexualidade de Joker.
“Na história, o vilão é punido pela feiticeira Zatanna que, para impedir que ele continue com seus planos de contaminar a água de Gotham City, o amaldiçoa e impede que outras pessoas possam gerar filhos seus”, lê-se no artigo. Depois disso, o vilão aparece com uma barriga de gravidez e vomita o seu bebé pela boca. “Nasce um ‘mini-joker’ com feições deformadas”, descreve o referido jornal.
Tal como destacado pela revista “Forbes“, o excerto da história em que Joker surge grávido tem sido classificado por alguns críticos como uma tentativa de dar destaque à banda desenhada. Segundo a publicação norte-americana, “a história enfureceu os guerreiros da cultura de direita, que interpretaram mal a história como algum tipo de comentário infundido de justiça social sobre homens trans dar à luz“.
A revista cita uma entrevista de Matthew Rosenberg, o autor da banda desenhada, a um site especializado. Este afirma que a história em causa é uma “homenagem à ‘era de prata’ da banda desenhada, um período caracterizado por reviravoltas extremamente tolas e carnificina apropriada para crianças, onde tudo pode acontecer e frequentemente acontece”.
Em suma, é verdade que a personagem Joker surge grávido num novo livro de banda desenhada. No entanto, as conclusões retiradas por alguns sobre a associação da transexualidade à personagem não têm fundamento.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo:
|