schema:text
| - Não é verdade que um vídeo mostra um homem revoltado com o preço do café soltando um cão da raça pitbull em um shopping brasileiro. Os posts que fazem essa alegação inseriram uma legenda enganosa sobre um registro feito na semana passada, no estado americano da Flórida, durante uma confusão causada por um disparo acidental de arma de fogo.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3.100 curtidas no Instagram e centenas de visualizações no YouTube até a tarde desta segunda-feira (24).
Homem se revolta com preço do café e solta pitbull em shopping.
Não foi gravado no Brasil, e sim na Flórida, o vídeo que mostra pessoas correndo dentro de um shopping. No registro (veja abaixo), feito no Florida Mall, em Orlando, no último dia 16, clientes correm após ouvirem disparos de arma de fogo — e não por conta de um cão solto no centro comercial.
O caso foi noticiado pela imprensa americana. Autoridades locais informaram que um homem atirou em si mesmo acidentalmente enquanto manipulava uma arma, o que afastou a hipótese inicial de que houvesse ocorrido um tiroteio. A polícia ainda reforçou que apenas o portador da arma se feriu.
ALERT: Reports of a shooting at the Florida Mall are unfounded. There was an accidental discharge of a firearm and the only person injured is the person who was handling the firearm. pic.twitter.com/TzD56zdw4z
— Orange County Sheriff's Office (@OrangeCoSheriff) February 16, 2025
É fato, porém, que o preço do café aumentou quase 40% no último ano no Brasil. Como já explicou Aos Fatos, isso se dá graças a uma conjunção de fatores, que inclui questões climáticas, a desvalorização do real frente ao dólar e a forte demanda internacional, que torna mais vantajoso aos produtores atenderem o mercado externo.
O caminho da apuração
Aos Fatos fez uma busca reversa por imagens e encontrou notícias sobre um disparo acidental ocorrido no dia 16 de fevereiro deste ano no Florida Mall, em Orlando. Reportagens sobre o incidente publicadas tanto na imprensa nacional quanto na estrangeira foram usadas para contextualizar o vídeo distorcido pelas peças desinformativas.
|