É falso que Globo entrevistou Adélio, autor da facada em Bolsonaro
É falso que Rede Globo tenha gravado uma entrevista com Adélio Bispo, autor da facada no presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018, para ser exibida amanhã. A assessoria de imprensa da emissora confirmou ao UOL Confere se tratar de uma mentira.
O que diz o vídeo? No material enganoso, a mensagem é lida por um homem que diz que o objetivo da entrevista seria prejudicar a campanha à reeleição de Bolsonaro.
"Uma pessoa ligada aos advogados de Adélio deixou vazar que ele foi instruído a construir uma longa mentira tentando fazer entender que o atentado teria sido contratado por pessoas ligadas a Bolsonaro".
O que diz a emissora? Por mensagem de texto, a assessoria da TV Globo disse que "é falsa essa informação" e ainda ressaltou que essa mentira é semelhante a outro conteúdo enganoso compartilhado nas eleições de 2018, quando o atentado ocorreu.
A emissora encaminhou ainda o link da checagem feita pelo Fato ou Fake, ligado à Globo, no qual se desmente que a emissora tenha entrado na Justiça para obter autorização para gravar uma entrevista com Adélio Bispo.
Repercussão. Uma publicação no Twitter com o vídeo enganoso conta com mais de 26 mil visualizações até a publicação desta checagem, além de 2.582 curtidas e 1.687 compartilhamentos. O mesmo vídeo foi compartilhado por páginas no Facebook com menor alcance.
5 dicas para você não cair em fake news