schema:text
| - “Hospital Curry Cabral! Assim vão os hospitais como a nossa saúde…” Esta é a mensagem que acompanha a publicação, já com largas centenas de partilhas no Facebook. Na imagem do edifício podem ver-se várias falhas de pintura e manchas de humidade.
Confirma-se que a fachada pertence a um dos edifícios do Hospital Curry Cabral?
Questionada pelo Polígrafo, fonte oficial do Gabinete de Comunicação do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central – no qual está integrado o Hospital Curry Cabral – confirmou a autenticidade da imagem: “Trata-se da fachada de um edifício desativado de toda a atividade hospitalar desde o ano 2000, após a construção do edifício do Bloco Central. No interior, numa parte das instalações, encontram-se apenas alguns arquivos que estão a ser objeto de digitalização”.
De facto, a fachada pertence a um dos edifícios do Hospital Curry Cabral. Contudo, a publicação em análise pode induzir em erro, uma vez que não há qualquer atividade hospitalar a decorrer nesse edifício desde o ano 2000, altura em que foi construído o Bloco Central.
As condições dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) têm sido um tema recorrente nas redes sociais. O Polígrafo tem verificado várias fotografias de quartos e consultórios hospitalares em aparente estado de degradação (pode ler ou reler aqui e aqui).
***
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|