schema:text
| - Não é de autoria da artista afegã Shamsia Hassani, como alegam postagens nas redes (veja aqui), uma imagem que mostra uma jovem lendo um livro enquanto caminha contra uma multidão de mulheres de burca. A obra integrou uma campanha publicitária da agência Y&R para a revista Reportér, da República Tcheca, em 2018. Hassani também desmentiu a autoria.
Publicações com a falsa atribuição reuniam ao menos um milhão de compartilhamentos no Facebook na tarde desta quarta-feira (14).
As publicações checadas enganam ao atribuir à artista afegã Shamsia Hassani uma imagem que mostra uma jovem que lê um livro e caminha na direção oposta de uma multidão de mulheres de burca. Além de Hassani ter negado a autoria, a obra é uma peça publicitária da agência Y&R para a Reportér Magazin, da República Tcheca, em 2018.
Intitulada “Mudando sua perspectiva”, a peça era composta de três imagens de pessoas lendo uma edição da revista tcheca enquanto saíam de uma multidão. Na foto que vem sendo compartilhada nas redes, a capa da Reportér foi coberta de vermelho.
De acordo com as informações da campanha, Shamsia Hassani não participou da produção da imagem, que foi registrada pelo fotógrafo Pavel Hejny.
A imagem com o falso contexto também circulou em redes espanholas no início do mês, quando foi desmentida pela equipe da Maldita.
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.
|