schema:text
| - “Mais um caso de embuste entre tantos que têm aparecido, desta vez o prefeito [autarca ou mayor] de Londres, até por cima da camisa e com a agulha ‘embolada’ se dão vacinas por aqueles lados, aqui há dias foi ‘aquela senhora’ na Austrália a levar a vacina com a agulha ainda com a proteção e um outro ‘senhor’ a levar a vacina por cima da roupa, pergunto porquê o embuste? Podiam ao menos ser mais minuciosos e não achar que somos todos estúpidos”, descreve-se numa das publicações em causa.
Na imagem vê-se Sadiq Khan com máscara e prestes a receber uma injeção. No entanto, a seringa parece ter um dispositivo de proteção fechado e estar a ser introduzida por cima da roupa do autarca londrino.
É verdade que Sadiq Khan simulou a própria vacinação contra a Covid-19?
A fotografia original foi difundida na página oficial do mayor de Londres no Twitter, a 28 de setembro de 2020. “Estamos a entrar na época de gripe. Se você ou alguém que conhece tem direito a receber uma vacina contra a gripe, pode obtê-la gratuitamente na sua farmácia local ou no consultório clínico geral”, escreveu Khan nessa publicação de há cerca de três meses.
[twitter url=”https://twitter.com/MayorofLondon/status/1310560229940228096″/]
Ou seja, não se tratava da vacina contra a Covid-19, mas sim da vacina contra a gripe.
Esta mesma imagem já tinha sido analisada pela “FullFact“, plataforma britânica de fact-checking, devido a alegações similares. O porta-voz do autarca de Londres explicou que Sadiq Khan “recebeu a vacina da gripe numa farmácia local” e que “a fotografia foi captada mesmo antes da injeção, daí a proteção ainda estar na agulha”.
A vacinação contra a Covid-19 no Reino Unido começou no dia 9 de dezembro. Margaret Keenan, de 90 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada e espera-se que sejam administradas 800 mil doses da vacina da Pfizer nas primeiras semanas da vacinação.
Concluímos assim que a fotografia está a ser descontextualizada nas redes sociais, na medida em que era contra a gripe e não contra a Covid-19, além de ter sido captada antes da injeção, quando o mayor de Londres ainda estava a arregaçar a manga da camisa e o enfermeiro ainda não tinha retirado a proteção da seringa.
__________________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falta de contexto: conteúdos que podem ser enganadores sem contexto adicional.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|