schema:text
| - “Jaden Smith foi encontrado morto na madrugada de terça-feira. Na Califórnia, numa suite de um hotel, com drogas. O mundo perdeu um talento. Partilha”. Esta é a mensagem da publicação que mostra uma imagem de Jaden Smith, filho de Will Smith. A suposta “notícia” espalhou-se pelas redes sociais no Brasil e gerou pânico entre os fãs do rapper norte-americano que utilizaram as caixas de comentários para deixarem as suas condolências.
No entanto, muitos duvidaram da veracidade da informação: “Mentira, ele só quer comentários”, “Só sabem mentir” e “Mito” foram algumas das mensagens deixadas na página brasileira em causa.
Vários utilizadores do Facebook denunciaram a publicação como sendo potencialmente falsa. O Polígrafo, no âmbito da sua parceria com a referida rede social, procede à sua verificação.
A informação é falsa, na medida em que Jaden Smith não morreu. De acordo com um artigo da página “MediaMass”, os representantes do ator já vieram a público dizer que se tratou de um boato: “Jaden Smith junta-se à longa lista de figuras públicas que são vítimas deste embuste. Ele ainda está vivo e bem, parem de acreditar em tudo o que vêem na Internet”.
A publicação em análise difunde assim uma falsidade. O criador da publicação no Brasil ter-se-á aproveitado de um boato que já se espalhara nas redes sociais nos EUA para fazer aumentar o número de seguidores da sua página.
***
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|