schema:text
| - A mensagem que acompanha uma das publicações em causa é insultuosa e misógina, mas nem por isso deixa de ser partilhada e comentada no Facebook, mais especificamente numa página que conta com mais de 40 mil seguidores. Há mais casos de mensagens irreproduzíveis. Cingimo-nos à verificação da citação.
“A liberdade e qualidade da sexualidade dos reclusos é uma obrigação da sociedade capitalista em que nos tornamos”, terá dito ou escrito Mariana Mortágua, deputada do BE, na citação que lhe é atribuída nessas publicações que exibem também uma imagem da bloquista.
A citação é verdadeira?
Não. Simplesmente não encontramos qualquer registo público de que Mariana Mortágua tenha alguma vez dito ou escrito tal frase, nem algo que aponte no mesmo sentido.
“É falsa, como é lógico“, garante a própria Mariana Mortágua, questionada pelo Polígrafo.
Trata-se de uma citação apócrifa que difunde assim uma falsidade.
***
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos;
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|