schema:text
| - “Os idosos vivem muito tempo e isso representa um risco para a economia global. Temos que fazer algo com urgência“, pode ler-se no meme.
A frase é atribuída a Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) e ex-diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI). Supostamente terá sido proferida em 2018.
Verdade ou falsidade?
A frase é apócrifa. Não encontramos qualquer registo escrito ou audiovisual de que as declarações em causa sejam de Christine Lagarde.
Aliás, a plataforma de fact-checking espanhola “Maldita” entrou em contacto com o BCE e um porta-voz da instituição garantiu que a presidente nunca havia proferido a frase em questão.
É possível que o boato tenha tido origem num documento do FMI de 2012, intitulado como “Relatório sobre a estabilidade financeira mundial (GFSR)”, em cuja apresentação a economista nem sequer esteve presente. Nesse documento, o FMI alertava sobre o impacto financeiro da longevidade.
Nas “observações fundamentais” é salientado que “as implicações financeiras de que a população viva mais do que o esperado (…) são muito grandes. Se a esperança média de vida aumentar três anos em 2050, os custos do envelhecimento (…) aumentariam 50%”.
No mesmo documento, porém, também se ressalva que “viver mais anos é um feito muito positivo que tem melhorado o bem-estar individual”. Em nenhuma parte do texto aparece a frase que está a ser atribuída a Christine Lagarde.
***
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|