schema:text
| - Um vídeo propagado nas redes sociais sugere que estão a ser vendidos diversos animais num mercado em Wuhan onde supostamente surgiu o coronavírus.
“Este é o mercado de Wuhan na China, de onde vem o coronavírus”, pode ler-se na legenda.
[widget-facebook-video url=”https://www.facebook.com/fall.abdoulaye3/videos/3995960787084411/” /]
Mas será verdade? Verificação de factos.
Se atentarmos aos detalhes do vídeo, veremos que o mercado é ao ar livre. O mercado onde se suspeita ter surgido o coronavírus dá pelo nome de “Huanan Seafood Market” e é coberto.
Além disso, no início da gravação, há uma legenda que diz “Pasar EXTREME Langowan”. Pesquisando por “Pasar Langowan” num motor de busca chegamos à conclusão que o mercado se situa na Indonésia.
O vídeo sob análise foi republicado. O original foi lançado a 19 de julho de 2019, ou seja, muito antes do surto do coronavírus. Aos 20 segundos da gravação pode ler-se num cartaz as palavras “KANTOR PASAR LANGOWAN”. Recorrendo a um tradutor chegamos à conclusão que significam “Escritório do Mercado de Langowan” – e já pudemos comprovar que Langowan se situa na Indonésia.
Em suma, o vídeo difundido nas redes sociais está a propagar falsidades, uma vez que não foi filmado na China mas sim na Indonésia.
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|