schema:text
| - “Celebramos hoje a Língua Portuguesa. A língua que une os 5 continentes, falada por cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a 5º mais utilizada a nível global”; “Neste Dia Mundial da Língua Portuguesa celebramos a quarta língua mais falada do mundo e a relevância global do nosso universo linguístico, que une a CPLP. Com 260 milhões de falantes, é uma língua de futuro, que não pára de crescer e de se renovar. Viva a língua portuguesa”. Consegue adivinhar quem escreveu estes “tweets”, com pouco mais de uma hora de diferença?
O primeiro a celebrar a data foi Augusto Santos Silva, o Presidente da Assembleia da República, que afirmou que Portugal fica em quinto lugar no ranking de línguas mais utilizadas a nível global, com 300 milhões de falantes. O primeiro-ministro chegou pouco depois, mas subiu uma posição e desceu em 40 milhões o número de pessoas que fala português em todo o Mundo. Vamos aos factos:
De acordo com o portal “Ethnologe“, com 257,7 milhões de falantes em todo o Mundo, o português foi a nona língua mais falada em 2022, atrás do inglês, mandarim, espanhol, francês e até russo. Porém, e se olharmos apenas para os falantes nativos, o português foi mesmo a quinta língua mais falada no ano passado.
Porém, estas estatísticas parecem divergir dentro das várias instituições de pesquisa. A título de exemplo, também em 2022 o Instituto Camões classificou o português como a quarta língua mais falada do mundo: “É uma língua falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, em 2050 serão quase 400 milhões e em 2100 serão mais de 500 milhões, segundo estimativas das Nações Unidas. As projeções para o final do século apontam que será no continente africano que se registará o maior aumento do número de falantes. Estima-se que Angola tenha uma população superior a 170 milhões de pessoas e Moçambique uma população superior a 130 milhões de pessoas.”
__________________________
Avaliação do Polígrafo:
|