schema:text
| - Não é verdade que o comentarista Merval Pereira afirmou, em participação na GloboNews, que os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) puseram o Brasil à disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de comunistas. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação foi editado de forma a suprimir um trecho que mostra que ele, na verdade, fazia referência à visão de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a atuação do STF.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam dez mil compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (24).
Merval Pereira afirmou que [Ministros do STF] puseram o Brasil à disposição de Lula e de comunistas
Publicações nas redes têm compartilhado um trecho manipulado da edição de 13 de julho do programa Central GloboNews para fazer crer que o comentarista Merval Pereira afirmou que o STF colocou o país “à disposição do presidente Lula e de comunistas”. As peças de desinformação, no entanto, suprimem o contexto da fala de Pereira, que não explicitava seu posicionamento, mas sim fazia alusão ao discurso adotado por apoiadores de Jair Bolsonaro sobre o STF.
Naquele trecho do programa, os comentaristas debatiam uma declaração dada no dia anterior pelo ministro Luís Roberto Barroso na abertura do 59º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes). Na ocasião, o magistrado afirmou que “nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”.
Em resposta ao comentário de Barroso, o comentarista Fernando Gabeira defendeu que os ministros do STF impusessem limites aos próprios poderes, fala que também aparece no vídeo compartilhado pelas peças de desinformação.
O trecho que é tirado de contexto pelas publicações aparece poucos minutos depois. Em resposta a um comentário da jornalista Ana Flor, que fala sobre a permeabilidade do discurso contra o STF entre a extrema-direita, Merval faz referência à linha de raciocínio adotada por essa parcela da população, em especial por apoiadores de Bolsonaro. Confira abaixo o trecho completo:
Ana Flor: E há uma situação de um país dividido, com uma parte da sociedade que é permeável ao discurso do ex-presidente Bolsonaro e de outras pessoas da extrema-direita de ataque ao Supremo.
Merval Pereira: E que acham que ao contrário, eles não salvaram o país coisa nenhuma, eles puseram o país à disposição do Lula e dos comunistas e não sei o quê. Metade do país, um pouco menos hoje.
Ao se analisar o contexto da fala do jornalista, portanto, fica claro que ele não expressava sua opinião pessoal, como sugerem as peças de desinformação, mas sim o posicionamento dos apoiadores de Bolsonaro.
O Estadão Verifica também desmentiu esta peça de desinformação.
|