schema:text
| - “Mulher de ferro, a senhora Angela Merkel volta do mercado com seu marido depois de comprar o que precisava. A Sra. Merkel mora num apartamento entre vizinhos normais”, salienta-se na mensagem de uma das publicações em causa. A chanceler alemã surge na imagem acompanhada pelo marido, Joachim Sauer. O químico quântico transporta um saco na mão, base da ideia de que teriam ido às compras.
No texto alega-se ainda que a chanceler alemã “não recebe nenhum serviço gratuito do estado e não tem nada de graça” e que “tem os mesmos direitos e obrigações que qualquer cidadão alemão comum”.
A descrição da imagem é verdadeira?
A plataforma de fact-checking espanhola “Maldita.es” apurou que a fotografia não foi captada no percurso de regresso a casa de Merkel e do seu marido. Na verdade, a imagem foi captada em Itália, durante um período de férias na ilha de Ísquia, em 2013.
O casal passeava nas imediações do hotel em que estava alojado. Uma pesquisa na aplicação “Google Maps” permitiu à “Maldita.es” identificar o local exato onde foi captada a fotografia.
Concluindo, a publicação transmite informação errada. Na verdade, a fotografia foi captada durante um período de férias de Merkel com o marido no sul de Itália, em 2013. O casal passeava junto ao hotel onde estava hospedado.
As citações patentes na publicação também são falsas.
_______________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|