schema:text
| - Desde que a pandemia irrompeu pelo mundo inteiro em 2020 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem sido uma das instituições com maior destaque mediático, já que é a responsável por gerir, avaliar e atualizar o estado do novo coronavírus em diversos países. Recentemente, surgiu uma publicação que sugere que Tedros Adhanom Ghebreyesus, o atual diretor da OMS, foi detido por “crimes contra a humanidade”. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
Nesta publicação surge uma fotografia do diretor da OMS ao lado de outro homem, neste caso o diretor do Fórum Económico Mundial, Klaus Schwab. que, segundo o autor, também será detido. Estas informações foram supostamente partilhadas pelo jornal Vancouver Times, no Canadá, no passado dia 24 de julho deste ano, segundo o autor. “Uma coisa digo com toda a certeza, a lei do retorno a essa gente é implacável, pois dessa ninguém escapa. Essa é a lei divina”, exaltou quem partilhou a publicação.
Através de uma pesquisa do jornal Vancouver Times chega-se rapidamente à conclusão de que estamos perante uma notícia satírica — e um site de sátira, como os próprios admitem na secção “Sobre Nós” — que foi manipulada para parecer verdadeira. Vários fact-checkers foram feitos por órgãos de comunicação social credíveis como a agência Reuters, e também chegaram à mesma conclusão do Observador: estamos perante uma manipulação de uma informação não confirmada que foi, antes de mais, objeto de um artigo satírico. Ou seja, o autor da publicação original não dá nenhuma indicação de que se trata de um conteúdo humorístico, apesar de o ser. Essa distinção é importante para determinar o impacto das alegações feitas no post alvo de verificação.
.@WHO media briefing on #monkeypox, #COVID19 and other global health issues https://t.co/iuPt8yozf1
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) July 27, 2022
É também importante clarificar que, se Tedros Adhanom Ghebreyesus tivesse sido detido recentemente, essa informação já teria sido divulgada. Olhando para as redes sociais do diretor da OMS, percebe-se que continua a trabalhar. Por exemplo, esta quarta-feira, dia 27 de julho, fez uma conferência de imprensa partilhada na sua conta oficial de Twitter, onde fez uma atualização sobre a situação atual da varíola dos macacos e, também, sobre a Covid-19.
Conclusão
Não é verdade que o diretor da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, tenha sido detido por “crimes contra a humanidade”. Ainda esta semana deu uma conferência de imprensa em que atualizou os dados sobre a situação da varíola dos macacos e da Covid-19 no mundo. A imagem em questão partiu de um artigo satírico de um jornal Vancouver Times, que acabou por ser disseminado sem essa referência, contribuindo para espalhar desinformação pelas redes sociais.
Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.
|