schema:text
| - O que estão compartilhando: que caminhoneiros estariam realizando uma paralisação em pelo menos 15 Estados devido à alta no preço do combustível. Postagem no Facebook compartilha um vídeo no qual o apresentador de um telejornal informa sobre uma greve da categoria em diversas regiões do Brasil. Segundo o noticiário, o protesto foi desencadeado pelo aumento no preço do diesel. Na gravação, um repórter mostra o cenário da paralisação no porto de Santos.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: está fora de contexto. Não há registros de greve de caminhoneiros em andamento no País como forma de protesto contra o aumento no preço do diesel, que passou a valer a partir do dia 1º de fevereiro. A notícia compartilhada pela peça verificada não é recente e foi veiculada em um telejornal da Record News, em julho de 2021. Naquele ano, caminhoneiros se mobilizaram para protestar contra a alta no preço do diesel e reivindicar o cumprimento do piso mínimo de frete. Reportagens publicadas pela imprensa mostram que a adesão de entidades representativas do setor ao movimento não foi unânime (aqui e aqui).
Saiba mais: o post verificado exibe apenas um trecho de uma notícia que foi transmitida em 26 de julho de 2021, no telejornal da Record News, um dia após o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) convocar a greve na categoria. Na versão publicada no Facebook, o corte ocorre quando um repórter que acompanha a paralisação no porto de Santos fala sobre a baixa adesão dos trabalhadores ao protesto, além da falta de apoio do sindicato da categoria. Ao omitir o contexto da notícia, a postagem dá a impressão de que a greve de caminhoneiros em 15 Estados seria recente.
Para localizar a íntegra da notícia veiculada na Record News, o Estadão Verifica fez uma busca no Google usando os termos “greve caminhoneiros 15 Estados brasileiros” e encontrou como resultado um vídeo da reportagem publicado no canal da emissora no YouTube. Além disso, a reportagem realizou buscas por mobilizações recentes de caminhoneiros em protesto, mas não obteve resultados de notícias atuais.
Conforme noticiado pela imprensa em 2021 (aqui e aqui), a paralisação dos caminhoneiros resultou em protestos pontuais pelo País, sem relatos de interdição ou bloqueios de rodovias. A greve foi encerrada pelo CNTRC no dia 28 de julho.
Aumento do diesel pela Petrobras
Postagens enganosas sobre supostas paralisações de caminhoneiros passaram a circular nas redes sociais após a Petrobras anunciar, no dia 31 de janeiro, um reajuste de R$ 0,22 no preço do diesel vendido para as distribuidoras. A companhia tomou a decisão para diminuir a defasagem em relação ao preço internacional. O aumento foi acompanhado de um reajuste no ICMS, imposto estadual, em R$ 0,06 por litro.
Peças de desinformação que utilizam a mesma reportagem foram verificadas por Aos Fatos, AFP Checamos, Reuters Fact Check e Uol Confere.
|