schema:text
| - “O troço da EN10 que liga Porto Alto a Vila Franca de Xira, a conhecida Reta do Cabo, será uma das vias contempladas com o sistema de dois radares que medem a velocidade média entre dois pontos”, destaca-se na mensagem da publicação em causa.
Verdade ou falsidade?
Questionada pelo Polígrafo, fonte oficial da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANRS) confirma que “está previsto um local de controlo de velocidade média na EN10 – ‘Reta do Cabo‘”.
A previsão da ANSR, segundo a mesma fonte, aponta para que o concurso seja lançado ainda em 2020 e “que o início da execução do contrato que daí resulte ocorra em 2021”.
No 31 de julho foi anunciado o aumento do número de locais de controlo de velocidade (LCV) do SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR. De acordo com o comunicado então emitido, os novos 50 LCV “serão equipados rotativamente com 30 novos radares – 10 que permitem o controlo de velocidade média entre dois pontos e 20 que apenas permitem o controlo da velocidade instantânea”.
Na base da escolha para os diferentes tipos de radares estão os acidentes rodoviários, como explica a ANRS na resposta ao Polígrafo. O recurso à medição da velocidade instantânea tem aplicação em locais de pequena extensão, ou seja, sítios concretos “onde há uma grande concentração de acidentes”. Por outro lado, a fiscalização da velocidade com recurso à medição da velocidade média tem “aplicação em troços de estrada em que exista uma maior densidade de acidentes ao longo da respetiva extensão”.
_________________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente Verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|