schema:text
| - O general António Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, é o protagonista de um meme com largos milhares de partilhas nas redes sociais ao longo dos últimos anos. Vários leitores do Polígrafo pediram para verificar se é uma citação verdadeira.
Por debaixo de uma imagem de Eanes aparece a seguinte citação: “A desobediência civil não é o nosso problema. O nosso problema é a obediência civil. O nosso problema é que pessoas por todo o mundo têm obedecido às ordens de líderes e milhões têm morrido por causa dessa obediência. O nosso problema é que as pessoas são obedientes por todo o mundo face à pobreza, fome, estupidez, guerra e crueldade. O nosso problema é que as pessoas são obedientes enquanto as cadeias se enchem de pequenos ladrões e os grandes ladrões governam o país. É esse o nosso problema”.
A citação é atribuída a Eanes, mas não há qualquer registo de que este alguma vez tenha proferido esta declaração, ou escrito algo similar. Ao que acresce o facto de esta citação ser retirada de um livro intitulado “Disobedience and Democracy: Nine Falacies on Law and Order”, publicado em 1968, da autoria do historiador norte-americano Howard Zinn.
“A desobediência civil não é o nosso problema. O nosso problema é a obediência civil. O nosso problema é que pessoas por todo o mundo têm obedecido às ordens de líderes e milhões têm morrido por causa dessa obediência.”
Ou seja, o meme utiliza abusivamente a imagem de Eanes, atribuindo-lhe falsamente uma frase que nunca disse nem escreveu. Mais, a frase em causa foi escrita por Zinn e referia-se ao contexto histórico e político dos Estados Unidos da América, não de Portugal.
Ao longo dos últimos anos, este meme tem circulado nas redes sociais, através de sucessivas vagas de desinformação. A mais recente eclodiu em novembro deste ano – já com milhares de partilhas – e vários leitores do Polígrafo pediram para verificar se é ou não verdadeira.
Avaliação do Polígrafo:
|