Vídeo de uma escultura espanhola que reproduz pilhas de dinheiro queimado viralizou nas redes sociais como se tivesse sido gravado em uma apreensão policial na casa da ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner. A obra é do artista plástico Alejandro Monge e chama-se “EU & USA Dream”. A polícia chegou a fazer revistas em três endereços de Cristina no ano passado, mas não foi relatada apreensão de dinheiro.
A desinformação ganhou força no WhatsApp nesta semana e foi denunciada ao Aos Fatos por leitores no aplicativo de mensagens (veja como participar). Publicações semelhantes no Facebook — uma delas com cerca de 19 mil compartilhamentos — foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).
MONTANHAS DE EUROS E REAIS NA CASA DE CRISTINA KIRCHNER. A OPERAÇÃO VAZOU, MAS A POLÍCIA CHEGOU ANTES QUE QUEIMASSEM TUDO.
O dinheiro nem é real: trata-se de uma obra do artista espanhol Alejandro Monge chamada “EU & USA Dream”. O vídeo foi publicado por Monge em sua conta no Instagram em fevereiro. Na legenda, ele informa que as cédulas foram todas pintadas à mão.
A obra de Monge foi utilizada outras vezes para atacar políticos e personalidades pelo mundo. A montanha de dinheiro já apareceu sites russos de desinformação, foi atribuída ao ministro da Defesa de Camarões e uma candidata presidencial nigeriana usou a obra para acusar o seu adversário. O perfil oficial de Monge no Instagram reúne diversos exemplos de peças de desinformação que utilizaram sua obra.
A ex-presidente Cristina Kirchner foi alvo de três revistas policiais em endereços que mantém na Argentina em agosto do ano passado. As autoridades, porém, não relataram qualquer apreensão de dinheiro. O único bem confiscado nas buscas foi um veículo de luxo na casa da antecessora de Mauricio Macri em El Calafate, sul da Patagônia.
A operação da Polícia Federal argentina foi autorizada pelo Senado local, que atendeu a um pedido do juiz Claudio Bonadio, responsável pela investigação de suspeitas de corrupção envolvendo a ex-presidente durante seus mandatos.