schema:text
| - “Tire as suas conclusões! Preço de 1GB de dados móveis na Europa (USD)”, destaca-se no topo do gráfico, com Moldova e Liechtenstein nas primeiras posições e logo a seguir aparece Portugal, na liderança entre os Estados-membros da União Europeia.
No extremo oposto, com os preços mais baixos, surgem países como a Itália, França, Roménia e Espanha, por entre territórios ou microestados como San Marino e Mónaco.
Estes dados têm fundamento?
O gráfico terá sido replicado a partir da página “Cable.co.uk”, uma plataforma britânica de comparação de preços de dados móveis ao nível global, ou pelo menos é o que se indica na publicação como fonte.
Consultando a referida página deparamos com um estudo denominado como “Worldwide mobile data pricing” (“Preços de dados móveis em todo o mundo”), no qual se analisam 5.292 planos de dados móveis em 233 países distintos.
Os rankings estão divididos por regiões. Na Europa Ocidental, Portugal surge com o 8.º preço mais elevado (ou o 4.º preço mais, se não considerarmos os microestados), superado por países como a Suíça, Finlândia e Noruega.
Por seu lado, na Europa Oriental, o preço mais elevado é o da Grécia que também supera o de Portugal.
Ou seja, de acordo com estes dados, Portugal tem o 3.º preço mais elevado entre os Estados-membros da União Europeia, atrás da Finlândia e da Grécia.
Trata-se do preço médio de 1GB de dados móveis, com valores convertidos para dólares norte-americanos.
De acordo com os últimos dados da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, divulgados em agosto de 2022, “os preços da Internet móvel isolada [em Portugal] eram entre 26% e 58% superiores à média da União Europeia. A exceção era o perfil de utilização com 0,5 GB, cujo preço era 7% inferior à média. Portugal ocupava entre a 16.ª e a 26.ª posições do ranking da União Europeia”.
“No que diz respeito aos perfis que incluem voz móvel e Internet no telemóvel, os preços praticados em Portugal eram inferiores à média da União Europeia nos perfis de menor consumo, entre -30% e -1%. Nos restantes perfis, com pelo menos 5 GB de dados móveis, os preços praticados eram entre 3% e 75% superiores à média da União Europeia. Portugal ocupava entre a 6.ª e a 23.ª posições do ranking da União Europeia”, informou a ANACOM.
________________________________
Avaliação do Polígrafo:
|