schema:text
| - O desafio da “Rolling Stone” foi muito bem recebido pelos seus leitores: indicar quais foram as 10 piores bandas dos anos 1990. “Como podem imaginar, a reação foi incendiária e os votos começaram a chegar aos magotes”, lê-se no texto que antecede a revelação da lista.
A votação revelou uma embirração natural com os Limp Bizkit e os Creed, os primeiros da lista. “As pessoas pareciam ter um desprezo particular relativamente a uma banda rap-rock do final dos anos 90 e uma banda pós-grunge cujo vocalista soa ligeiramente a Eddie Vedder [líder dos Pearl Jam]”. Mas ninguém ficou a salvo da desconsideração dos votantes. A “Rolling Stone” revela que também os Goo Goo Dolls e os Smashing Pumpkins foram contemplados com votos.
Até aqui, tudo normal. Nem uma banda com a dimensão dos Smashing Pumpkings é unânime. Mas, como é natural, não foi alvo de votos suficientes para entrar nesta lista. Começamos a suspeitar de algo inesperado quando, antes de avançar com a lista, e antecipando a ira dos leitores, a revista deixa o aviso: “Estes resultados vão, seguramente, irritar muitas pessoas. Mas lembrem-se que se trata de uma votação dos leitores. Não tivemos nada a ver com o resultados.” E, preparando os leitores para o pior, eis o alerta: “está aqui uma banda que vai deixar muitas pessoas furiosas e chocadas.”
A meio da tabela, lá estavam os Nirvana. Uma presença tão inesperada quanto incompreensível, pois se houve uma banda que marcou os anos 90 – e a música em geral, independentemente da era – foi a banda de Seattle liderada por Kurt Cobain.
O resultado foi de tal modo embaraçoso para a Rolling Stone que as desculpas iriam regressar no texto onde se tecem considerações sobre as bandas que compõem aquele top 10 onde nenhuma delas desejaria estar. O texto dedicado aos Nirvana começa assim: “What the fuck happened here?”. Não é necessária qualquer tradução, pois não? E continua: “Será que os membros dos Warrant, Mötley Crüe, Poison e Bang Tango se reuniram para entupir as caixas de voto? Quem odeia os Nirvana?”
Perante tal embaraço, a Rolling Stone optou pela abordagem pedagógica, sublinhando que os Nirvana foram uma GRANDE banda e que os seus três álbum roçam a perfeição. O texto dedicado a Cobain e companhia termina assim: “Pedimos desculpa, mas todos os que votaram neles estão errados.”
Esta é a lista final desta votação de há cerca de 7 anos:
- Creed
- Nickelback
- Limp Bizkit
- Hanson
- Nirvana
- Hootie and the Blowfish
- Bush
- Spin Doctors
- Ace of Base
- 10.Dave Matthews Band
Avaliação do Polígrafo:
|