schema:text
| - Posts enganosos tiram de contexto uma live de Pablo Marçal (PRTB), candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo, com o deputado federal André Janones (Avante-MG) e tentam fazer crer que ela foi feita durante as eleições municipais de 2024. O vídeo foi gravado em 2022, quando os dois políticos eram pré-candidatos à Presidência da República.
Publicações que tiram a gravação de contexto e tentam associá-la à eleição paulistana somavam mais de 43 mil visualizações no Instagram na manhã desta sexta-feira (25).
Atenção! Qual sua opinião?
Vídeo em que Pablo Marçal e André Janones falam sobre se unir pelo Brasil circula nas redes sociais como se fosse atual. Na verdade, a gravação foi feita em maio de 2022, quando ambos eram pré-candidatos à Presidência da República, e foi noticiada pela imprensa.
Na época, as candidaturas não se concretizaram. Também não houve aproximação entre Janones e Marçal durante as eleições municipais de 2024. Ao contrário, o deputado chegou a atacar o então candidato do PRTB nas redes durante o primeiro turno.
Trechos do vídeo antigo entre os dois voltaram a circular no segundo turno das eleições municipais de 2024, após a confirmação da sabatina promovida por Marçal com o candidato a prefeito Guilherme Boulos (PSOL).
As peças tiram de contexto a live de 2022 para insinuar que Boulos, Janones e Marçal teriam formado um “plano perfeito” para vencer a disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Boulos é alvo de críticas por ter votado favoravelmente a André Janones em investigação sobre esquema de “rachadinha” no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos encontrou o vídeo original de André Janones e Pablo Marçal, constatando que se tratava de uma gravação antiga. Também recuperamos textos da imprensa para contextualizar o vídeo e o atual cenário da campanha para Prefeitura de São Paulo.
|