schema:text
| - Vídeo em que Lula diz '100% das mulheres do México são mulheres' é montagem
Um vídeo publicado originalmente no TikTok, mas que também circula no Facebook, manipula um trecho de um discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e atribui falsamente ao petista uma afirmação sobre a representação política feminina no México.
O que diz o vídeo: As imagens manipuladas dão a entender que Lula diz a seguinte frase:
"Eu fui no México esses dias, 100% das mulheres são mulheres"
O vídeo conta com 29 segundos e circula desde 9 de agosto no Facebook.
O discurso aconteceu, mas o trecho que circula nas redes sociais é uma montagem. As imagens foram retiradas do evento de pré-campanha de 9 de julho de 2022, em Diadema, em São Paulo. A transmissão aconteceu através do canal do PT no YouTube.
Lula não diz a referida frase sobre as mulheres mexicanas em nenhum momento ao longo das mais de duas horas de duração de transmissão.
A única vez em que o petista cita o México foi ao comparar a presença de mulheres na política brasileira com a do país latino. O trecho inicia a partir de 2h14m10s da transmissão.
No momento em que Lula usa o México como exemplo, a palavra "mulheres" é citada por seis vezes. O trecho enganoso que circula nas redes sociais tem a inserção da palavra "cem", que não consta na declaração verdadeira.
"Já que as mulheres são maioria, elas que entupam aquele Congresso Nacional. Eu fui no México esses dias. Presta atenção. Eu fui no México esses dias e 55% dos deputados são mulheres. 45% dos senadores são mulheres, 35% dos prefeitos são mulheres. Cadê as mulheres brasileiras? Levanta a mão aqui para ver se tem muitas mulheres", afirmou Lula, na transmissão.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
|