schema:text
| - Não foi registrada em maio de 2022 a recepção ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no Uruguai que aparece em um vídeo que circula nas redes sociais (veja aqui). As imagens foram gravadas em março de 2020, quando o brasileiro esteve em Montevidéu para a posse do presidente Luis Lacalle Pou.
Postagens que difundem o vídeo antigo como se fosse atual somavam 7.800 compartilhamentos no Facebook e 25 mil curtidas no Twitter nesta quinta-feira (12).
Hoje [10/05/2022] lá no Uruguai. Fechado com Bolsonaro!!!
Postagens enganam ao difundir como recente vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprimentando o público em frente ao Palácio Legislativo de Montevidéu, capital do Uruguai. Aos Fatos verificou que as cenas iniciais foram registradas em gravação divulgada nos perfis do mandatário no Facebook e no YouTube em 1° de março de 2020.
Na ocasião, Bolsonaro viajou até a capital uruguaia para a posse do presidente eleito Luis Lacalle Pou. Além da ovação que aparece nas imagens, também foram registradas vaias. Desde então, Bolsonaro não retornou ao país vizinho, segundo sua agenda oficial.
Bolsonaro e Lacalle Pou se encontraram em duas outras ocasiões: por videoconferência, 17 dias após a posse, e presencialmente, em fevereiro de 2021, quando Pou foi a Brasília (DF), sua primeira viagem internacional como presidente do Uruguai.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.
|