schema:text
| - “Adivinha quem estava com o presidente miliciano na fatídica Marcha para Jesus? Ele mesmo! Sargento traficante miliciano do PSL! Veja a foto“.
Esta é a mensagem de uma das muitas publicações nas redes sociais que, ao longo dos últimos dias, difundiram uma fotografia em que o atual Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, aparece juntamente com Manoel Silva Rodrigues, o sargento da Aeronáutica que foi esta semana detido em Espanha sob suspeita de tentar entrar no país com 39 quilos de cocaína na mala.
Mas a imagem é verdadeira ou ou trata-se de uma montagem?
De acordo com a Agência Lupa, plataforma brasileira de fact-checking, a imagem é falsa.
“A foto exibida no post foi publicada pela primeira vez no perfil de Bolsonaro no Facebook em 30 de maio de 2015, durante a Marcha para Jesus no Rio de Janeiro. A pessoa apontada na imagem, como informa a legenda original, é o deputado federal Sóstenes Cavalcante (ex-PSD-RJ, hoje no DEM-RJ). Ao seu lado estão o pastor Silas Malafaia e o então senador Magno Malta (PR-ES)”, informa a Agência Lupa.
“Em post no seu perfil oficial no Facebook, o próprio Cavalcante publicou um esclarecimento, afirmando que é ele, e não o militar, quem aparece ao lado de Bolsonaro. Diz o texto: ‘Desde ontem estou recebendo uma fake news dizendo que sou eu o sargento preso com 39 quilos de cocaína no voo presidencial. Todos sabem que não sou sargento, que estou deputado federal pelo segundo mandato e que não estava na comitiva presidencial, até porque trabalhei a semana toda em Brasília e hoje estou no meu Estado'”, acrescenta.
“É falso também que o sargento detido na Espanha seja filiado ao PSL. De acordo com o inciso V, parágrafo 3º, do artigo 142 da Constituição,’o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos‘. O nome de Rodrigues também não aparece em nenhuma das listas de filiados do PSL em todos os 26 estados e no Distrito Federal, disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral”, conclui a Agência Lupa.
Avaliação do Polígrafo:
|