schema:text
| - É uma notícia da página brasileira “DefesaNet”, publicada no dia 22 de fevereiro de 2019 e, desde então, partilhada por milhares de pessoas nas redes sociais. “Venezuela posiciona mísseis S-300 na fronteira com o Brasil“, destaca-se no título. “Durante quinta-feira, dia 21 de fevereiro, começaram a ser emitidos sinais dos radares do sistema de defesa aérea S-300 próximo a fronteira com o Brasil”, revela-se logo a seguir.
O artigo é ilustrado por uma fotografia que, supostamente, comprova a instalação do sistema de mísseis e radares na fronteira entre a Venezuela e o Brasil. Essa fotografia apresenta a seguinte legenda: “Em primeiro plano o Sistema S-300VM e sistemas de radares. Ao fundo o sistema BukM2E”.
A agência Lupa, uma plataforma de fact-checking sediada no Brasil, analisou a fotografia em causa e concluiu que “é antiga. Foi publicada em junho de 2018 pelo site América Militar. A foto em questão foi divulgada naquela época com o título: ‘Brigada de Defesa Aérea dos Llanos’. Localizada no norte da América do Sul, Llanos é uma região que ocupa parte do território da Venezuela e da Colômbia.
A Lupa questionou órgãos brasileiros sobre o posicionamento de mísseis na fronteira entre o Brasil e a Venezuela – e isso não foi confirmado. A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República informou, por telefone, que não tinha esse dado. O Ministério da Defesa afirmou, em nota, que não existia informação oficial sobre essa suposta ação venezuelana”.
Em suma, não há confirmação oficial quanto à instalação do referido sistema de mísseis na fronteira entre a Venezuela e o Brasil, nas últimas semanas. E a fotografia que supostamente comprova essa instalação é antiga, tendo sido publicada pela primeira vez em junho de 2018. Conclui-se assim que a notícia em análise é falsa.
Avaliação do Polígrafo:
|