schema:text
| - A ligação entre Donald Trump, empresário e ex-presidente dos EUA, e Jeffrey Epstein, condenado por tráfico e abuso sexual de menores, é conhecida há vários anos. Existem provas fotográficas e vários jornais que descrevem a relação entre os dois, caso do “The Washington Post“.
Agora, quase quatro anos após a morte de Epstein, que se suicidou na prisão, são exibidas nas redes sociais imagens alegadamente inéditas que juntam os empresários norte-americanos.
“Mais doentio. Donald Trump com Jeffrey Epstein e raparigas adolescentes“, destaca-se na legenda de um post no Facebook, de 9 de maio. A fotografia em causa mostra Trump e Epstein sentados num sofá com várias raparigas ao seu lado.
Uma pesquisa reversa pela imagem não apresenta nenhum resultado anterior ao atual mês de maio. Ou seja, o registo fotográfico surgiu online há pouco tempo. Este é, segundo a plataforma de fact-checking “Lead Stories“, um dos sinais de que esta não é uma imagem verdadeira, já que se a fotografia fosse autêntica não teria surgido repentinamente sem sequer ser divulgada pelos órgãos de comunicação social.
Um olhar mais atento revela que se trata de uma imagem gerada através de Inteligência Artificial (IA). Por exemplo, as pernas de Epstein não são visíveis na foto e há uma mão isolada que surge, sem explicação, no seu ombro. Mais, algumas das mãos apresentam malformações, mais dedos, por exemplo. Esta característica é comum em imagens manipuladas através de ferramentas de IA.
Outra imagem, que está a circular no Twitter e Reddit, mostra Donald Trump rodeado de raparigas adolescentes num jato privado.
Desta vez não há mãos ou pernas visíveis que permitam comprovar, a olho nu, a manipulação da fotografia. No entanto, através da ferramenta “Hive Moderation“, que deteta a probabilidade de um conteúdo ter sido criado através de IA, conclui-se que este é, com 99,9% de hipóteses, uma imagem criada artificialmente.
___________________________
Avaliação do Polígrafo:
|