schema:text
| - O que estão compartilhando: que a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tem maioria formada para manter a rede social X suspensa no Brasil. A postagem tem a legenda: “Elon Musk mais uma vez tentou peitar Alexandre de Moraes... e perdeu de novo!”.
O Estadão Verifica apurou e concluiu que: está fora de contexto. A postagem exibe matéria antiga do g1 para passar a ideia enganosa de uma nova suspensão do X pelo STF. A reportagem foi publicada em setembro de 2024, e se referia à confirmação, pela Primeira Turma do STF, da decisão do ministro Alexandre de Moraes de bloquear a rede social no Brasil após o empresário Elon Musk, dono da empresa, ter se recusado a indicar um representante no País. O X voltou a operar pouco mais de um mês depois. Não há nova votação sobre o tema.
Saiba mais: a postagem, feita nesta sexta-feira, 21, reproduz captura de tela de matéria do g1 com o título: “Primeira turma do STF tem 3 votos a 0 para manter X suspenso no Brasil; resultado já é maioria”. Tanto a legenda, dizendo que o dono do X, Elon Musk, “perdeu de novo”, quanto a frase escrita na tela do vídeo ”Elon Musk... Tuitou e perdeu mais uma para o Xandão!" dão a entender que a notícia é recente. Mas ela é antiga: foi publicada em 2 de setembro de 2024.
À época, a Primeira Turma analisou se mantinha ou não a decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu o X no Brasil, em agosto de 2024, após Elon Musk se recusar a nomear um representante legal da empresa no Brasil. A rede social voltou a operar pouco mais de um mês depois ao cumprir o requisito.
Leia também
Na postagem enganosa, a frase na tela é inserida exatamente onde consta a data de publicação, o que confunde usuários. Nos comentários, aparentemente alguns acreditaram que o acontecimento é recente. “E Musk vai continuar perdendo, pois o Brasil é soberano”, escreveu um internauta. Já um outro perfil comentou: “Daqui a pouco volta tudo ao normal”.
Uma pesquisa no site do STF mostra que não havia nenhuma sessão de julgamento presencial nesta sexta-feira. No Plenário Virtual, texto publicado no início da tarde apresenta os destaques na pauta para o período de 21 a 28 de fevereiro. Não consta nada sobre o X.
Moraes determina multa ao X
Nesta quinta-feira, 20, o ministro Alexandre de Moraes determinou que o X pague um multa de R$ 8,1 milhões de forma “imediata”. A penalidade foi aplicada após a empresa não fornecer dados sobre uma conta do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que foi banido das redes sociais por decisão de Moraes no inquérito das fake news, que apura notícias falsas, ofensas e ameaças contra autoridades. A decisão, no entanto, não determina nova suspensão do X no Brasil.
|