schema:text
| - É falso um vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma ter aprovado uma lei que permite aos jogadores de casas de aposta recuperar o dinheiro investido nelas.
O conteúdo usa imagens do político, mas insere um áudio enganoso. Bolsonaro não sancionou nenhum projeto a respeito de apostas durante seu mandato ou se pronunciou sobre o assunto publicamente.
O que diz o post
Um vídeo publicado no Facebook mostra uma imagem do jogo "Fortune Tiger", conhecido no Brasil como "jogo do tigrinho", sobreposta pelo texto "Agora é lei".
O post desinformatico traz escrito: "Bolsonaro revela lei que foi escondida e que beneficia todos". No vídeo, o ex-presidente supostamente diz: "Antes de perder as eleições, eu aprovei uma lei que quase ninguém conhece, que é para o povo recuperar tudo que perdeu nas casas de aposta. Tem algumas pessoas ensinando como que faz para recuperar o dinheiro perdido. Para você saber como é, basta clicar em saiba mais".
Por que é falso
Bolsonaro não fez afirmações do vídeo. A publicação usou imagens de vídeo do ex-presidente, mas substituiu o som por um áudio que imita a voz do político. O posicionamento das legendas dificulta a identificação dos movimentos da boca do político, mas ainda é possível notar que eles não se alinham às falas. A imprensa também não registrou pronunciamentos públicos de Bolsonaro sobre o assunto.
IA imita voz de políticos. Ferramentas disponpiveis permitem ao usuário escrever um texto para que a inteligência artificial produza um áudio com a voz de personalidades conhecidas, como no caso do ex-presidente, que fez centenas de declarações públicas. Ferramentas do tipo utilizam áudios disponíveis na internet para gerar reproduções com a voz dos autores em novos textos.
Nenhum projeto do tipo foi aprovado por Bolsonaro. O áudio atribui ao ex-presidente a aprovação de uma lei que autoriza o ressarcimento "antes de perder as eleições". Em 2022, o único Projeto de Lei discutido a respeito de casas de aposta foi o PL nº 2350, que propôs a obrigação de advertência ao usuário para o funcionamento digital de casas de aposta e outros jogos de azar (aqui). O texto passou pelo plenário do Senado, mas o prazo para a apresentação de emendas se esgotou em maio de 2023, quando Bolsonaro não era mais presidente.
Link não leva para iniciativa pública. A narração indica ao usuário clicar em "saiba mais", que direciona a uma página chamada "Quebrando a banca hacker online". No domínio, há depoimentos de usuários e um link para entrar em uma comunidade do WhatsApp, sem menções a programas aprovados pelo governo federal.
Viralização: Até quarta-feira (19), o post desinformativo no Facebook tinha 8,1 mil curtidas, mais de mil comentários e 734 compartilhamentos.
Esse conteúdo também foi checado pela Reuters (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
|