schema:text
| - O que estão compartilhando: vídeo que mostra o Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Recife (PE), com a área externa esvaziada durante um evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O autor da gravação afirma que uma estrutura foi montada para receber eleitores de Lula, mas que ninguém apareceu.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Um dia antes do evento acontecer, o Palácio do Planalto divulgou que a solenidade seria realizada no interior do Teatro Luiz Mendonça, não na parte externa, e que a entrada do público estaria sujeita à lotação do espaço. Imagens registradas durante a cerimônia mostram o teatro cheio de pessoas.
Leitores pediram esta verificação por WhatsApp, no número (11) 97683-7490.
Saiba mais: O vídeo que circula no WhatsApp foi gravado em Recife, na noite de 4 de maio, e mostra o Parque Dona Lindu esvaziado enquanto o autor da gravação sugere que a baixa adesão dos eleitores do petista foi o motivo pelo qual o evento se restringiu ao interior do teatro e não ocupou os espaços abertos.
Na gravação, é possível ouvir um cerimonialista anunciando várias autoridades, incluindo o presidente, em uma solenidade que ocorre dentro do Teatro Luiz Mendonça, situado no parque. Na ocasião, Lula sancionou o projeto que institui o Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Leia também:
O responsável pela gravação diz que o evento teve de ser feito dentro do prédio devido à falta de público externo, mas na verdade não foi cogitada a realização da cerimônia fora do teatro.
No dia anterior, o Palácio do Planalto publicou um aviso em que era informado que a cerimônia aconteceria no interior do teatro, na noite de 4 de maio. A publicação informava, ainda, que a entrada do público estaria sujeita à lotação do espaço. O jornal Diário de Pernambuco repercutiu essa informação, assim como a Agência Gov.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo CanalGov, no YouTube, e as imagens mostram que o teatro estava quase todo ocupado. As fotos oficiais do evento, publicadas pelo Planalto no Flickr, também demonstram isso.
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência afirmou não ter havido convocação para o público na parte externa do teatro, nem previsão de realização da solenidade no espaço.
A Prefeitura do Recife confirmou que, desde o início das tratativas com o governo federal a respeito da solenidade, o planejamento foi utilizar as instalações internas do teatro para acomodar convidados, público e jornalistas, exatamente no formato em que o evento ocorreu.
Recentemente, o Verifica checou alegação semelhante após a passagem de Lula por Belém, no Pará.
|