Não é verdade que o jornal chileno El Mercurio tenha publicado uma charge que sugere que o presidente Jair Bolsonaro impediu a entrada do comunismo no Brasil, como alegam postagens nas redes sociais (veja aqui). O jornal informou que a imagem não foi veiculada em nenhuma de suas edições. A montagem é uma versão de um meme criado em 2013.
O conteúdo enganoso reuniu mais de 25 mil compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (6) e foi marcado como FALSO na ferramenta de checagem da rede social (entenda como funciona).
Um desenho que representa o comunismo batendo à porta do Chile após ter sido impedido pelo presidente Jair Bolsonaro de entrar no Brasil é falsamente atribuído nas redes sociais a uma charge veiculada pelo jornal chileno El Mercurio. O veículo informou ao Aos Fatos que a imagem nunca foi publicada em suas edições.
Aos Fatos, por meio de busca reversa, também não encontrou nenhum registro de que o jornal chileno tenha publicado a imagem em algum momento. A ilustração também não aparece nas pesquisas do site ou no Twitter do veículo quando se busca por “Bolsonaro”.
A peça é, na verdade, versão de um meme que aparece nas redes pelo menos desde 2013. O desenho original chegou a ser publicado pelo jornal Times of Israel naquele ano como uma crítica à política externa dos EUA, mas não há identificação de autoria.
Este conteúdo foi checado no ano passado pela Agência Lupa e pelo Boatos.org.