schema:text
| - Uma imagem que se tornou viral no Facebook mostra um aparente tweet do candidato às presidenciais brasileiras, Luíz Inácio Lula da Silva, em que o mesmo anuncia a intenção de manter o “Auxílio Brasil” – um programa que integra políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda -, mas com a ajuda dos contribuintes.
“Companheiros e companheiras. Nós vamos manter o ‘Auxílio Brasil’, mas para isso precisamos de sua contribuição. Meus amigos, durante apenas seis meses de 2023 precisaremos bloquear as poupanças dos brasileiros. São apenas seis meses. Confiem nesse metalúrgico aqui”, lê-se na referida publicação. O alegado tweet tem como data de publicação o dia 13 de outubro.
Através de pesquisa na página oficial de Lula da Silva no Twitter, porém, constatamos que não há qualquer publicação do candidato presidencial a dizer que bloquearia as poupanças da população brasileira.
Recorremos também à “Wayback Machine“, uma ferramenta que permite consultar dados digitais, criada pela organização sem fins lucrativos Internet Archive. Inserimos a data do alegado tweet e nem sinal deste conteúdo que tem sido partilhado sobretudo em páginas de apoio a Jair Bolsonaro, adversário de Lula da Silva na segunda volta das eleições presidenciais, agendada para o dia 30 de outubro.
No entanto, a publicação poderia ter sido apagada. O Polígrafo fez então uma pesquisa por “poupança Auxílio Brasil” com o filtro do “@projeto7c0”, um projeto que recupera tweets apagados de políticos. Também esta verificação resultou no mesmo: a inexistência do suposto tweet.
Como tal, o Polígrafo aplica o selo de “Falso” nestas publicações que exibem um tweet que, na realidade, não foi escrito nem publicado por Lula da Silva.
___________________________
Avaliação do Polígrafo:
|