schema:text
| - Não é verdade que o empresário Elon Musk tenha convocado brasileiros para participar de uma manifestação a ser realizada no dia 16 de março deste ano. O vídeo difundido pelas peças enganosas foi manipulado com inteligência artificial. Na versão original, Musk expressa preocupação com o crescimento exponencial do uso de IA.
As peças de desinformação somavam 2.000 curtidas no Instagram, 1.100 compartilhamentos no X, além de centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (19).
ELON MUSK CLAMA POR AJUDA AOS BRASILEIROS.... 16/03/25 MANIFESTAÇÃO EM TODO BRASIL, FORA LULA, FORA PT
Foi manipulado por IA um vídeo em que o empresário Elon Musk diz que a corrupção destruiu o Brasil e convoca o povo brasileiro para participar de uma manifestação contra o governo Lula a ser realizada em 16 de março deste ano.
O registro alterado por IA usou um trecho da participação de Musk durante a conferência Bosch Connected World, em fevereiro de 2024. Na ocasião, o empresário expressou preocupação com o crescimento exponencial do uso de IA e alegou que faltaria energia no mundo em 2025 devido ao avanço da tecnologia e da fabricação de carros elétricos.
Ainda segundo o empresário, o avanço da IA gerou uma corrida por chips, principal componente da infraestrutura que sustenta a tecnologia (confira abaixo o trecho original).
Elon musk on the advancement of AI @elonmusk @OpenAI pic.twitter.com/nwQiVy8bT5
— Miles S. Nadal (@milesnadal) March 3, 2024
“A corrida por chips é maior do que qualquer corrida do ouro que já existiu”, afirmou Musk.Durante a participação na conferência, Musk não fez qualquer menção ao Brasil ou convocou brasileiros para quaisquer manifestações. Aos Fatos também não localizou quaisquer declarações públicas do empresário convocando o povo brasileiro para participar de protestos contra o atual governo Lula.
Origem. O vídeo manipulado difundido pelas peças enganosas foi originalmente publicado por uma conta no TikTok, em 16 de fevereiro. Na publicação, o usuário sinalizou que o conteúdo havia sido criado por IA e utilizado a ferramenta de edição CapCut.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos localizou a origem do vídeo manipulado e verificou que o conteúdo foi gerado por IA. Também foi localizada a gravação original, em que Elon Musk expressa preocupações com o uso da IA e não faz qualquer menção ao Brasil ou a manifestações contra o governo.
|