schema:text
| - “O mundo bateu 8 bilhões de pessoas, isso é muito chocante na minha cabeça”, comenta um utilizador do Twitter, a 8 de junho. Outro estranha: “Ninguém está falando sobre como a terra atingiu a marca de 8 bilhões de pessoas.” Nenhum dos tweets refere a fonte para tal afirmação. Será verdade?
O número redondo surgiu num post, entretanto apagado, no Reddit, partilhado justamente a 8 de junho. A publicação incluía uma captura de ecrã do site “Worldometers.info” que aparentemente indicava que a população mundial tinha atingido os oito mil milhões de pessoas.
No entanto, não passou de um erro. O Worldometers baseia os seus dados em duas fontes principais, isto é, as Nações Unidas e o Departamento de Censos dos EUA.
O Polígrafo consultou, a 9 de junho, ambas as fontes. Na primeira, a ONU indica que, nesta altura, existem 7,954,000,000 pessoas no mundo.
Já o “relógio” do Departamento norte-americano de Censos, que reúne dados de mais de 200 países, contabiliza 7,901 mil milhões. O departamento estima que o mundo chegue aos 8 mil milhões a meio de 2024.
Entretanto, o site “Worldometers.info” corrigiu a informação e atualmente, no momento em que o artigo foi escrito, contabiliza 7,952 mil milhões e está sempre a somar. A título de curiosidade, os 7 mil milhões foram atingidos a 31 de outubro de 2011, devemos chegar aos 8 mil milhões em 2023, 9 mil milhões em 2037 e 10 mil milhões em 2055.
___________________________
Avaliação do Polígrafo:
|