schema:text
| - “Se um dos meus filhos for preso, arrasto todo o Supremo Tribunal Federal junto“. Eis a suposta citação atribuída ao recém-eleito Presidente do Brasil, Lula da Silva, que está a ser partilhada viralmente nas redes sociais e a partir da qual se conclui: “Agora vocês entendem porque não se fala e nem se investiga os filhos milionários do maior ladrão do Brasil?”
“Não podemos esquecer. O ladrão não vai subir a rampa”, comenta-se ainda numa das publicações em causa.
Esta citação é verdadeira ou apócrifa?
O facto é que não encontramos qualquer registo público de que tal declaração tenha sido proferida por Lula da Silva.
Aliás, a plataforma de verificação de factos do jornal brasileiro “Estadão” (no âmbito da parceria “Comprova“) também analisou este mesmo conteúdo (em julho de 2022, quando ainda decorria a campanha para as eleições presidenciais do Brasil que se realizaram em outubro) e chegou à conclusão de que a citação é falsa.
“Buscas na Internet resultaram apenas em frases antigas com o mesmo teor, porém todas sem qualquer menção a fontes que baseassem a alegação. Nenhum registo da frase utilizada no post verificado, ou variações dela, foi localizado em sites de órgãos oficiais ou reportagens jornalísticas”, sublinhou.
“Procurada, a assessoria de imprensa de Lula da Silva afirmou que ele jamais proferiu as ameaças ao Supremo Tribunal Federal. Já a assessoria da Corte disse não ter localizado registo do assunto quando perguntada se havia sido procurada por jornalistas, em algum momento, para comentar as supostas declarações do ex-Presidente”, informou o “Estadão” no referido artigo.
De resto, “caso fosse verdadeira, a frase teria sido publicada na imprensa, uma vez que se trata de uma ameaça ao Judiciário feita por um dos principais políticos do país. O ‘Comprova’ procurou a assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal, partindo do princípio de que, caso tal declaração de Lula da Silva tivesse sido publicada pela imprensa, o órgão teria sido procurado para repercutir a frase. Resposta: ‘Olá, não localizamos registo desse assunto‘”.
___________________________
Avaliação do Polígrafo:
|