schema:text
| - Este conteúdo foi denunciado como sendo falso ou enganador por vários utilizadores do Facebook. Confirma-se?
Em primeiro lugar, importa esclarecer que o SINCRO é a sigla de Sistema Nacional de Controlo de Velocidade. Este, segundo esclareceu a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) ao Polígrafo, “é um sistema telemático de deteção automática da infração por excesso de velocidade, através da recolha e registo dos respetivos elementos de prova (fotografia do veículo com matrícula, local, data/hora, velocidade, etc.)”, o qual tem localizações específicas.
De acordo com a mesma fonte, a escolha destas localizações prendeu-se com critérios relativos “à sinistralidade, ao tipo de sinistralidade e distribuição das velocidades e ainda à potencial gravidade dos acidentes”.
A rede é constituída por 56 locais de controlo de velocidades e não por 50 como indica a publicação em análise – em falta estão radares instalados na A20, EN118 e ER125.
A maior parte dos números de quilómetros indicados está correta. A falha da publicação é não indicar se a localização destes é no sentido crescente ou decrescente. Ou seja, se é a partir do primeiro quilómetro ou do último quilómetro da estrada em análise.
Como tal, o Polígrafo disponibiliza uma tabela com os dados detalhados (a estrada, o sentido, bem como os quilómetros e metros a que os radares se localizam).
Concluindo, a informação divulgada pela publicação em análise é verdadeira. Importa contudo realçar que esta não indica o sentido dos quilómetros, um dado importante para que se possa fazer uma interpretação correta.
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|