schema:text
| - “Que lindo Brasil, vocês só me dão orgulho, esses são os que vivem falando de corrupção no país, isso é uma vergonha“, comenta um dos muitos brasileiros que partilharam o vídeo em causa nos últimos dias.
Confirma-se que um supermercado em Cupira, Brasil, foi recentemente saqueado? E as imagens do vídeo são verdadeiras?
As imagens do vídeo são verdadeiras, mas não são recentes e não foram captadas no Brasil.
“Um vídeo que mostra o saque a um supermercado chamado ‘Despensa Familiar’ não foi gravado no Brasil nem tem relação com a pandemia da Covid-19, ao contrário do que afirmam publicações que circulam em redes sociais. As imagens, registadas em dezembro de 2017, mostram uma ação de manifestantes na cidade de San Pedro Sula, em Honduras, quando o país vivia uma onda de protestos por causa do resultado das eleições presidenciais realizadas um mês antes”, informou a plataforma de fact-checking brasileira “Aos Fatos”, em artigo publicado no dia 27 de março.
“O vídeo, que tem sido difundido como se mostrasse a reação de um grupo de brasileiros ao isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, foi compartilhado no Twitter, Youtube e Facebook. Nesta última, as publicações já acumulavam mais de 30 mil compartilhamentos até sexta-feira (27)”, acrescenta-se.
A plataforma “Aos Fatos” encontrou as mesmas imagens publicadas no YouTube em dezembro de 2017 (pode verificar aqui). O título, na época, indicava que o crime tinha ocorrido na cidade de San Pedro Sula, em Honduras.
***
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|