schema:text
| - São enganosas as publicações que compartilham como atual uma reportagem antiga da CNN Brasil que diz que o presidente da Petrobras alertou o governo do risco de desabastecimento de diesel no segundo semestre. O vídeo é de maio de 2022. Na época, a estatal avaliou que o cenário de escassez global do combustível poderia afetar a distribuição no país.
O vídeo descontextualizado circula principalmente no Facebook, onde acumula mais de 4.000 compartilhamentos. A peça de desinformação também tem sido compartilhada no TikTok e no WhatsApp.
Uma reportagem da CNN Brasil veiculada em 2022, que diz que o presidente da Petrobras alertou que o país pode sofrer um desabastecimento de diesel, tem sido compartilhada fora de contexto para dar a entender que é atual. Na época, o então presidente da estatal, José Mauro Coelho, enviou um ofício à ANP (Agência Nacional de Petróleo), para dizer que a escassez global e o cronograma de parada das refinarias poderia colocar o mercado brasileiro em risco.
A própria reportagem já deixa clara a descontextualização: Mauro Coelho não é mais o presidente da Petrobras. Ele foi substituído pelo ex-senador Jean Paul Prates (PT-RN) em janeiro de 2023.
Desde o início do mês, entidades ligadas ao setor têm denunciado dificuldades na compra do diesel em diversos estados brasileiros. A Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes), no entanto, nega que haja desabastecimento no Brasil. Prates também fez uma declaração semelhante na semana passada, após participar de uma audiência pública no Senado.
|