schema:text
| - “Nas últimas 18 horas, um vídeo publicado por internautas de Tampere, na Finlândia Ocidental, mostra que as Forças Armadas finlandesas começaram a movimentar e transportar uma enorme quantidade de equipamento militar para a fronteira oriental com a Rússia, nomeadamente a região de Carélia.
Segundo os observadores, além de dezenas de tanques Leopard, uma enorme quantidade de equipamentos militares soviéticos BMP, MTLB, KSHM-1V16 pode ser vista por moradores locais sendo movidos por ferrovias para as fronteiras com a Rússia, já que o país está prestes a candidatar-se à adesão à NATO em alguns dias”, escreve o autor de uma publicação no Facebook, de 4 de maio.
No vídeo, com menos de um minuto, podem ver-se várias dezenas de tanques a serem transportados num comboio de carga. Será o vídeo autêntico?
O vídeo é verdadeiro mas está a ser partilhado de forma enganadora. Com a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO cada vez mais perto de se tornar uma realidade, a Rússia tem feito ameaças e até invasões do espaço aéreo dos dois países.
A Finlândia, que partilha com a Rússia 1340 quilómetros de fronteira, tem estado atenta às movimentações do gigante país vizinho. Contudo, as Forças Armadas do país emitiram um comunicado a explicar o que é visto no vídeo que tem sido amplamente partilhado.
De acordo com a nota, os tanques estavam a ser transferidos para exercícios militares para a vila de Niinisalo e para a cidade de Säkylä, ambas localizadas no lado oeste do país. Ora, a fronteira com a Rússia é no lado oposto, a este.
O exercício, conhecido como “Arrow 22” decorre, todos os anos, entre o fim de abril e início de maio e desta vez juntou mais de três mil soldados finlandeses. O evento abre as portas a participantes internacionais e, desta vez, fizeram parte forças militares do Reino Unido, Estados Unidos, Letónia e Estónia.
_________________________
Avaliação do Polígrafo:
|