É falso que Tarcísio tenha comprado seis blindados para a polícia de SP
É falso que tenha sido comprado durante o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) o veículo blindado para uso da PM de São Paulo exibido em um vídeo que circula nas redes sociais e em grupos monitorados pelo UOL Confere em aplicativos de mensagem.
O veículo, na verdade, é um dos seis que foram entregues à PM do estado em 2015 pela gestão do então governador Geraldo Alckmin (aqui).
O que diz o vídeo
"Para combater o PCC de Lula, Gov. SP Tarcísio de Freitas (PL) comprou 6 blindados para a PM de São Paulo", diz a legenda das imagens.
O vídeo mostra um dos blindados, conhecido como Guardião, estacionado em um evento da Exposec (Feira Internacional de Segurança). Populares tiram fotos dentro e fora do veículo e um policial informa detalhes técnicos.
Por que é falso
Governo paulista nega ter comprado veículos na atual gestão. A informação foi passada ao UOL Confere por telefone pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).
Alckmin entregou os blindados. Reportagem de julho de 2015 da TV Globo (aqui) e um vídeo institucional do governo paulista (aqui) mostram o ex-governador entregando as chaves dos veículos para o então secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes.
Objetivo não é combate ao PCC. Os veículos foram adquiridos para controlar manifestações e multidões em jogos de futebol, segundo reportagem da Globo (aqui) e matéria de julho de 2020 do UOL (aqui).
Tarcísio não é filiado ao PL. A legenda do vídeo erra o partido do atual governador que é, na verdade, do Republicanos.
Sugestões de checagem podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br ou para o WhatsApp (11) 97684-6049.