schema:text
| - Um vídeo satírico em que uma médica negra se recusa a atender um apoiador do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, circula nas redes como se mostrasse uma situação real. A gravação, que circula como se retratasse um exemplo de intolerância da esquerda, é, na verdade, uma encenação de atores feita para o TikTok.
O vídeo com o falso contexto acumula mais de 3.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (12).
🚨🇺🇸 NOS EUA, UMA MÉDICA RADICAL DE EXTREMA-ESQUERDA SE RECUSANDO A TRATAR UM APOIADOR DE TRUMP.
Um vídeo em que uma médica negra expulsa um paciente trajando um boné com a frase “Make America Great Again”, slogan do presidente Donald Trump, tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse uma profissional de esquerda recusando atendimento por motivos políticos. A gravação, no entanto, não retrata uma situação real.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o vídeo foi publicado originalmente no perfil do TikTok @thomasgibson31, que possui diversas outras gravações humorísticas com os mesmos atores (veja abaixo).
Outro indício de que se trata de uma encenação é a reação da médica e o cenário. Em um vídeo feito em outro ângulo, mais próximo dos atores, é possível ver que ela não consegue conter o riso em algumas das falas.
Posts desinformativos semelhantes circularam também nos Estados Unidos e foram desmentidos pelo Lead Stories.
O caminho da apuração
Aos Fatos realizou uma busca reversa por frames do vídeo e encontrou a gravação original no TikTok. Ao analisar o perfil, identificamos outras publicações com os mesmos atores.
|