schema:text
| - É falso que um vídeo que mostra uma performance com cubos de gelo tenha sido feita por alunos da USP que receberam dinheiro para isso. A performance é de um grupo artístico de Buenos Aires e aconteceu na capital argentina.
O que diz o post
Um vídeo que mostra pessoas dançando com cubos de gelo é compartilhado com a frase "Estudantes da USP receberam verbas para espetáculo artístico".
Por que é falso
Grupo artístico da Argentina. Por meio de busca reversa de frame do vídeo no Google Lens (veja aqui) foi possível localizar a íntegra do vídeo publicado em um site turco (aqui). No final do vídeo há os créditos dos responsáveis pela performance.
Apresentação foi em museu. A performance tem direção de Mariana Bellotto e foi encenada pelo Grupo Performático Sur na Fundación Proa, em Buenos Aires no dia 18 de maio. O nome da apresentação é "mundo de mierda". É possível encontrar registros da apresentação no Instagram do museu e no site oficial da instituição (veja aqui). Também há registro na página do grupo artístico (aqui).
A performance. Segundo o site da Fundación Proa, na obra três dançarinos "se entregam ao inevitável destino do gelo em uma coreografia que encarna o poder simbólico do fugaz. Seus corpos interagem com imensos blocos de água congelada em um mundo inventado e extremo que molha, queima, arde e deixa marcas na pele. A cena parece naufragar à medida que os atores manipulam o objeto principal, que escapa de suas mãos e resvala no corpo, derretendo. O passar do tempo encontra na água sua metáfora mais acabada: escorre, inexoravelmente, como a vida" (tradução livre).
Sem relação com a universidade. O Grupo Performático Sur é dirigido por Mariana Bellotto, e segundo sua página no Facebook (aqui), cria e produz obras de danças performáticas, instalativas, visuais e sonoras em Buenos Aires. Não há nenhum indicativo de que o grupo tenha relação com a USP.
Viralização: No Facebook, um post com o conteúdo falso registrava até esta sexta-feira (24) mais de 6.000 compartilhamentos e mais de 3.000 curtidas.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
|