schema:text
| - Espalhou-se na Internet o rumor de que o antigo apresentador da Fox News, Tucker Carlson, iria substituir o conhecido apresentador Jimmy Kimmel num novo programa noturno que substituiria o “Jimmy Kimmel Live!”. Segundo várias publicações, do Facebook ao Threads, Carlson teria assinado um contrato milionário com a cadeia de televisão ABC. A teoria foi replicada nas redes sociais durante meses.
“ABC oficialmente substitui o Jimmy Kimmel Show com Tucker Carlson num contrato recorde”, diz uma das publicações, somando gostos e partilhas. Os posts atraíram comentários como: “Essa seria a jogada mais inteligente que a ABC já fez. Tucker é verdadeiro, ao contrário de Jimmie”. Carlson é ex-pivô da Fox News, próximo de Donald Trump e muito respeitado pelo eleitorado conservador mais extremista.
Numa breve pesquisa, é fácil perceber que a primeira vez que a informação surgiu online foi no site SpaceXMania. O artigo foi publicado a 16 de julho de 2024. “Breaking: ABC contrata Tucker Carlson para substituir Jimmy Kimmel com um acordo de 400 milhões de dólares para um programa noturno”, lê-se no título. A partir daí, a informação proliferou online.
No entanto, este é um site satírico, como se comprova na página “sobre nós” do site. “A nossa missão? Trazer-vos as fake news mais frescas”, consta.
Mesmo sendo um artigo satírico, não há qualquer motivo para acreditar na veracidade da informação, meses depois de ter sido publicada pela primeira vez. Não há qualquer evidência de que Kimmel vá abandonar a estação de televisão ABC tampouco que Carlson vá assumir o seu lugar. Em setembro de 2022, a CNN reportou que o contrato de Jimmy Kimmel tinha sido renovado por mais três anos, ou seja, até ao final de 2025. Também nenhum órgão de comunicação social credível publicou sobre o assunto, nem os protagonistas se pronunciaram sobre o tema. À Reuters, um porta-voz da ABC confirmou, por e-mail, que a informação divulgada online é falsa.
Conclusão
É falso. A notícia de que Tucker Carlson iria substituir Jimmy Kimmel na ABC com um programa próprio tem origem num site de notícias satírico.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.
|