schema:text
| - Não é verdade que o presidente Lula (PT) tenha dito que a universidade não foi feita para os pobres, e sim para os ricos. As peças de desinformação tiram de contexto um discurso de Lula na última segunda-feira (10), no qual ele afirma que a elite política acreditava ser normal que a universidade fosse destinada somente aos ricos e não aos pobres.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 180 mil visualizações no TikTok, além de centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook, respectivamente, nesta quinta-feira (13).
Universidade foi feita para rico, não para pobre [Luiz Inácio Lula da Silva]
Posts nas redes sociais tiram de contexto um discurso feito por Lula em 10 de junho deste ano para dizer que o presidente afirmou que a universidade não era destinada aos pobres e sim aos ricos. No trecho original (a partir de 1h24m55s), Lula diz que, segundo ele, esse pensamento partia da elite política do país, que, diferentemente de seu governo, achava que a universidade tinha sido feita para ricos, não para os pobres.
Confira abaixo a transcrição completa da fala do presidente:
“Esse negócio de um governo preocupado em colocar indígenas, quilombolas, estudantes de escola pública na universidade não é ‘normal’. O ‘normal’ é que a universidade foi feita para rico e não para pobre. Quando a gente faz uma inversão, de que universidade não é para rico nem para pobre, é para quem quer estudar, e consegue, dentro da regra do jogo, competir. É para todo mundo. Essa é a inovação que nós estamos fazendo”, disse Lula.
São recorrentes as peças de desinformação que tiram de contexto declarações de Lula. Em checagens anteriores, Aos Fatos verificou que o presidente não chamou os brasileiros de imbecis, nem que desejam ser pobres.
|