schema:text
| - Trecho de um vídeo institucional sobre a missão comercial paulista enviada à China em 2019 circula em postagens nas redes sociais com a falsa alegação de que seria uma entrevista comprometedora que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deu a uma TV chinesa e agora deseja esconder (veja aqui). O conteúdo está disponível até hoje nos perfis oficiais do político no Twitter, no Facebook e no YouTube.
As postagens com a atribuição enganosa do vídeo reuniam ao menos 75.000 compartilhamentos nesta quinta-feira (29) no Facebook e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona).
O governador de São Paulo pede encarecidamente que você não repasse este vídeo porque ficou muito comprometedor para ele. Afinal, ele dava uma entrevista à TV chinesa e teve que falar a verdade sobre o que pensa sobre entregar o Brasil à China. *Assistam mas NÃO compartilhem para não comprometerem o governador João Doria.*
Postagens nas redes sociais enganam ao alegar que o governador de São Paulo, João Doria, concedeu uma entrevista a uma emissora chinesa e agora quer esconder o conteúdo "porque ficou muito comprometedor" para ele. Isso porque, pelo raciocínio das publicações checadas, o vídeo expressaria o pensamento do tucano sobre “entregar o Brasil à China”.
O conteúdo, na realidade, não é uma entrevista, mas trecho de uma apresentação da missão comercial que levou empresários paulistas à China em 2019. O vídeo está disponível hoje nas contas de Doria no Facebook, no Twitter e no seu canal no YouTube.
A gravação mostra o tucano pouco antes de um evento na sede do Bank of China, em Pequim, dizendo que iniciará a “Missão China”. O governador e outros integrantes de sua gestão viajaram com 35 empresários em 2 de agosto de 2019 para reuniões com autoridades, investidores e representantes de empresas em Pequim, Xian e Xangai. Nesta última cidade, foi inaugurado um escritório comercial para atrair investimentos a São Paulo.
|