schema:text
| - Além de manter “uma distância de dois metros” da vítima de OVACE (obstrução de via aérea por corpo estranho) ou engasgamento, o SNS 24 também informa, supostamente, que “durante a pandemia de Covid-19 não se recomenda a realização de manobras de desobstrução como pancadas nas costas ou compressões abdominais pelos riscos associados de contaminação, bem como o uso de máscara pela vítima, uma vez que necessita de expelir o corpo estranho”.
Confirma-se a autenticidade desta lista de recomendações do SNS 24 em caso de engasgamento?
Sim, a imagem foi replicada a partir da página oficial do SNS 24, fazendo parte de uma lista de orientações ou recomendações para casos de paragem cardiorrespiratória, incluindo essa mais específica sobre “o que devo fazer a uma vítima de OVACE ou engasgamento”.
Este conteúdo na página do SNS 24 tem uma nota associada, publicada no dia 26 de fevereiro de 2021 (na sequência de um pedido de esclarecimento do Polígrafo), informando que “em março de 2020, data de atualização das recomendações no contexto da pandemia de Covid-19, identificou-se o elevado risco de transmissão do vírus SARS-CoV-2. Assim, obrigou a reforçar todas as prioridades em medidas de segurança com o cidadão enquanto reanimador, todos os que rodeiam e com a própria vítima, partindo sempre do mais rigoroso princípio de evitar a propagação do vírus entre todas as partes”.
“Todos os conteúdos aqui publicados dizem respeito à atuação do cidadão (leigo). Estas recomendações não incidem sobre o que profissionais de saúde devem fazer numa situação semelhante, uma vez que as indicações são necessariamente diferentes. Reforçamos que esta informação se destina ao público em geral, sem acesso a equipamento de proteção e que se deve cuidar e proteger antes de iniciar as medidas que o exponham a qualquer tipo de risco”, sublinha-se na mesma nota.
De resto, o Conselho Português de Ressuscitação é indicado como a fonte da lista de orientações ou recomendações, cuja atualização em março de 2020, no contexto da pandemia, é fundamentada num documento do Conselho Europeu de Ressuscitação.
No entanto, confirma-se, o SNS 24 não recomenda “manobras de desobstrução” em vítimas de engasgamento, devido aos “riscos associados de contaminação” por Covid-19. O conteúdo replicado e difundido nas redes sociais é autêntico.
__________________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente Verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|