schema:text
| - Está a circular nas redes sociais uma fotografia que alegadamente mostra um agricultor ucraniano a rebocar um míssil russo num trator. É falso. A imagem foi editada: é uma versão digitalmente alterada de uma fotografia que antecede a guerra na Ucrânia. O trator foi inserido na imagem posteriormente. E não se trata de um míssil, mas sim de um foguetão.
“Agricultor ucraniano rouba míssil Soyuz”, lê-se na descrição do post que está a circular nas redes sociais. Houve também quem partilhasse a imagem como forma de apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia e saudasse a ajuda dos civis ao exército de Kiev.
Uma pesquisa da imagem revela que a fotografia original pode ser encontrada na Getty Images, aqui. Foi publicada em 2018. E, como se pode constatar, não há qualquer tipo de trator.
A legenda da fotografia indica que se trata do foguetão russo Soyuz e que está a ser transportado por um comboio. Acresce que a fotografia não foi tirada na Ucrânia, mas sim no Cazaquistão. “O foguete Soyuz é transportado de comboio para a plataforma de lançamento, terça-feira, 9 de outubro de 2018, na base de lançamento espacial Baikonur, no Cazaquistão”, lê-se na legenda da Getty Images.
A mesma fotografia está também disponível no banco de imagens Alamy, aqui, com a mesma descrição. Uma vez mais, não aparece qualquer tipo de trator.
Conclui-se, portanto, que a imagem que está a ser partilhada nas redes sociais foi digitalmente alterada para incluir um trator.
O lançamento do Soyuz, em 2018, acabou por não correr bem. Os astronautas da Roscosmos e da NASA aterraram de emergência depois de o aparelho ter acusado erros de funcionamento no percurso para a Estação Espacial Internacional. Os dois astronautas que seguiam a bordo ficaram a salvo.
Astronautas aterraram de emergência por erro num foguetão Soyuz
Conclusão
Falso. A imagem que está a ser partilhada nas redes sociais por vários utilizadores que mostra um trator a rebocar um míssil foi digitalmente alterada. Trata-se de uma fotografia de 2018 de um foguetão russo a ser transportado de comboio no Cazaquistão, antes do lançamento para a Estação Espacial Internacional. O trator foi incluído posteriormente através de edição digital, no contexto da invasão russa da Ucrânia.
Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.
|