schema:text
| - Vídeo em que Bolsonaro fala sobre ir às ruas foi gravado em junho
O que diz o vídeo?
- Texto inserido na gravação: "Preste muita atenção na pergunta que ela faz e muito mais na resposta. Ele deixa bem declaro (sic) de que é guerra de verdade! Povo de Deus, vamos nos preparar, porque eles não liberarão o código e nem explicarão! É guerra";
- Gravação: Questionado pela jornalista Débora Bergamasco sobre falar em ir à guerra, o presidente Jair Bolsonaro (PL) diz: "É, ir as ruas, tá certo? Mas também agora não apenas ir à rua. Saber o que eu pretendo fazer em ato contínuo. Que a população apenas indo às ruas não sensibiliza, por exemplo, aqui Alexandre Moraes, Fachin, Barroso, não sensibiliza essas pessoas. Eles estão num propósito de botar a esquerda no poder novamente".
- Indicação de data no vídeo: 14-12-2022.
Mas a entrevista é do SBT News do dia 7 de junho.
É, portanto, distorcida a publicação do Facebook que apresenta o vídeo antigo como se fosse recente. O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
A postagem, de quarta-feira (14), somou em dois dias 227 mil visualizações, 8,6 mil curtidas, 3,6 mil compartilhamentos e 1,6 mil comentários.
O conteúdo viralizou em meio às manifestações golpistas por todo o país que pedem atuação das Forças Armadas contra a eleição presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na segunda-feira (12), Brasília foi palco de atos de vandalismo protagonizados por apoiadores de Bolsonaro.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
|